segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Vamos chamar essa segunda de sem lei? Estamos aflorados nos posts, então por que parar?

Vamos fazer desse dia um típico aulão do Enem, mas só com formação de preço. Seremos crack’s nisso meu povo! Surta não Frozen.



Bom, todos sabemos que para formar o preço ideal temos que estudar o mercado, como o consumir se comporta, a concorrência, a economia e outros inúmeros fatores. Tudo isso é essencial para se formar um preço competitivo. Ele não pode ser muito baixo para não prejudicar o negócio, mas também não pode ser alto, pois tem que atrair o público, ele tem que ser ideal para que o negócio prospere!

Para que isso seja possível, é necessário entender os métodos utilizados para se formar preço. Hoje nós vamos falar de 3 que são julgados os principais. Anotem aí:

Margem de Contribuição %

A queridinha e mais utilizada pelas empresas, ela dirá o quanto sobrará dentro do custo de vendas, quando já tiverem sido abatidos os custos e as despesas variáveis. Essa técnica orienta se a margem está alto ou baixa para cada item comercializado e ainda o quanto se deseja ganhar com cada item vendido.
Suponhamos que sobre a cerveja "Apreçados" a equipe do blog deseja obter uma margem de contribuição de R$ 8,00 e que os custos e as despesas variáveis somam R$ 2,00, sendo assim, nossa beer (cerveja para os leigos, rs (quem assistir a lúdica irá entender)) será comercializada por R$10,00, logo esse valor permite que se cubra as despesas e ainda seja obtida margem liquida sobre cada garrafa. 

R$ 8,00 = 10 - 2
Valor da venda R$10,00 
Fórmula: MC = VV - CeDV´s

Markup

Esse método de precificação permite que se estime o lucro desejado além de cobrir todas as despesas sobre cada produto. Não se trata de uma margem de lucro, mas de uma estimativa que o produtor considerar mais adequada para o empreendimento. 
Exemplificando, se nossa cerveja tiver 10% de despesas variáveis e 30% de despesas fixas e queremos lucrar 40%, logo:

Markup = 100/[100-(10+30+40)]
Markup = 100/[100-80]
Markup = 100/20
Markup = 5

Se o produto tem um custo unitário de R$2,50, multiplicamos por 5 e, logo terá que ser vendido por R$12,50.

Fórmula: Markup = 100/[100-( DV+DF+LP)]

DV = percentual de despesas variáveis
DF =  percentual de despesas fixas
LP = percentual de lucro pretendido


Pesquisa de preços

Aqui meus amados, é aquele famoso pensamento de "vamos ficar um passo a frente da concorrência". Nesse método, há uma pesquisa de mercado onde se analisa os principais concorrentes durante um período e o preço é estabelecido para ganhar vantagens competitivas sobre os mesmos quando o assunto é a precificação.
Caso queiramos comercializar nossa cerveja por esse método, teremos que analisar os preços das concorrentes diretas que vendem cervejas artesanais na faixa de preço que pretendemos praticar, logo se a empresa x vende por R$15,00 e a y vende por R$14,99, nosso preço será de R$13,99, mantendo destaque sobre o nosso produto.

Gente, sabemos que a segunda é do mal, mas, os idealizadores do blog são uns anjos. Querem conteúdos mais mamão que esses? não dá né Brasil!

XOXO 💋



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